Rooftop em antiga fábrica na Mangueira será inaugurado com samba neste sábado (27)

Um sonho antigo de três amigos apaixonados por samba se tornará realidade no próximo dia 27 de julho, a partir das 20h, na Mangueira, com a inauguração do primeiro rooftop com samba na região. O evento, batizado de “Quem me Dera Samba”, celebrará a tradição do samba e o amor que os cariocas têm por esse movimento de resistência cultural. O objetivo é criar um ambiente acolhedor com raízes na comunidade, recebendo sambistas de todas as idades.

As ruínas da antiga fábrica de azeitonas Red Indian S.A., localizada na Rua Visconde de Niterói, nº 728, foram transformadas em um espaço cultural. A fachada de 600 metros quadrados foi reconstruída e pintada, e o rooftop, onde acontecerão as apresentações de samba, foi totalmente reformado, incluindo novas alvenaria e parte elétrica. Os sócios responsáveis por essa transformação decidiram empreender além do samba, idealizando um projeto que se transformará em um movimento cultural na Mangueira. Os três andares da antiga fábrica serão convertidos em espaços culturais com oficinas dedicadas aos moradores e frequentadores locais.

Os responsáveis por essa iniciativa são Rafael, marido da vocalista do grupo Confraria Carioca; Rodolfo, percussionista e criador do Confraria; e Nelson, frequentador assíduo das rodas de samba da cidade. O “Quem me Dera Samba” será a nova casa do grupo Confraria Carioca, que vem fazendo sucesso no mundo do samba e pagode, além de conquistar o público com suas músicas autorais.

As atrações confirmadas para a inauguração incluem o Grupo Confraria Carioca, Vinny Santa Fé e o Grupo Art Junior, com DJ Aranha nos intervalos. O Confraria Carioca é composto por cantores, compositores, diretores musicais e instrumentistas, apresentando um repertório que mistura samba de raiz, pagode, MPB, axé e sertanejo em ritmo de samba. Vinny Santa Fé, sambista e autodidata, foi atleta profissional de karatê da Seleção Brasileira e há 10 anos ingressou na carreira artística, abordando temáticas sociais em suas músicas. O Grupo Art Junior, originário da comunidade, conquistou um público fiel na Mangueira e marcará sua apresentação com o retorno do vocalista Vitor Art.

O evento é colaborativo e a boa notícia é que a cerveja estará liberada entre 20h e 21h. Mais informações podem ser encontradas no Instagram: @quemmederasamba.