Olimpíadas: incêndio atinge trens na França, mas Prefeitura garante que evento de abertura será mantido
Nesta sexta-feira (26), dia de abertura das Olimpíadas, uma série de ataques incendiários atingiram os TGV (Trens de Alta Velocidade). O primeiro ministro francês Gabriel Attal definiu os ataques como “atos de sabotagem” realizados de maneira “preparada e coordenada”. Para a ministra do Transporte, Amélie Oudéa-Castera, a tentativa de boicote aos Jogos Olímpicos é atacar o país.
De acordo com a operadora dos trens, a SNCF, o ato se trata de um “ataque maciço visando paralisar a rede”, que afetou 800 mil passageiros.
Representantes da Prefeitura da França afirmaram que os ataques não vão impedir o bom andamento dos jogos olímpicos.
“Sobre a atual situação difícil que a rede de transporte está sofrendo, não sabemos de muitas coisas até o momento. Vamos esperar que as pessoas responsáveis por essa rede de transporte façam o diagnóstico. Antes de tudo, estamos pensando nas pessoas que vão ter dificuldades de chegar a Paris para a cerimônia e para outros motivos. Esperamos que isso seja resolvido o quanto antes. Esses ataques aconteceram, mas não vão atrapalhar que a cerimônia aconteça de maneira tranquila“, garantiu Pierre Rabadan, ex-jogador de rúgbi e representante da cidade de Paris.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução