Guerra entre facções no Complexo de Israel atinge transformadores de energia e deixa moradores sem luz

Por conta da intensificação no conflito entre facções rivais no Complexo de Israel, 56 transformadores pararam de funcionar depois que foram atingidos por disparos de arma de fogo, no ano de 2023.

Neste ano, a Light já calcula 54 equipamentos danificados por tiros. Apenas no início dessa semana, a concessionária identificou quatro equipamentos quebrados em Cordovil. Os técnicos trabalham para retomar o fornecimento em três trechos do bairro, que teve 216 moradias impactadas.

Nesta quarta-feira (24), os funcionários da Light normalizaram serviços que atendem a 164 casas, porém tiveram que ir embora por conta de um novo conflito. Além disso, em outro momento, os traficantes roubaram os dois equipamentos retirados pelos técnicos.

Uma moradora, que preferiu não se identificar, contou que a região também está sem internet desde sábado (20). Ela disse que os bandidos cortaram o cabeamento de internet no final de abril para colocar um sistema clandestino instalado por eles.

Estamos vivendo uma guerra civil. Um local inabitável, onde impera o tráfico. Não podemos ver nada e até de ir ao supermercado eles estão pedindo para não ir, bilhetes: ‘não queremos ver moradores zanzando por aí’. Um verdadeiro pânico imposto aos moradores. Estamos presos em casa e os bandidos soltos, mandando e desmandando no Rio de Janeiro. Estamos sem luz. Chega! Já deu! A gente não aguenta mais!“, lamentou a moradora, que preferiu não se identificar.

Por: Ágatha Araújo

Foto: divulgação/ Glauber Carvalho