‘El Chapo’ e filho de ‘El Mayo’, donos do cartel mais poderoso do mundo, são presos no Texas

Nesta quinta-feira (25), os Estados Unidos anunciaram a prisão de dos principais líderes do Cartel de Sinaloa, um dos grupos criminosos mais poderosos do México. Ismael Zambada, conhecido como El Mayo, um dos principais líderes do cartel, e um filho de Joaquín Guzmán, o El Chapo, outro líder da organização criminosa, se entregaram às autoridades em El Paso, Texas.

Os dois comandam grandes negócios transnacionais de cocaína e fentanil que transportam narcóticos para os Estados Unidos, Europa e outros lugares. O fentanil virou febre no território americano e já matou 300 pessoas em um único dia. O procurador-geral dos EUA, Merrick B. Garland, anunciou as prisões e descreveu o cartel como “uma das organizações de tráfico de drogas mais violentas e poderosas do mundo”.

O fentanil é a ameaça de drogas mais mortal que nosso país já enfrentou, e o Departamento de Justiça não descansará até que cada líder, membro e associado do cartel responsável por envenenar nossas comunidades seja responsabilizado“, disse Garland.

De acordo com Anne Milgram, chefe da DEA, agência federal de combate às drogas, a “prisão de ‘El Mayo’ atinge o coração do cartel responsável pela maioria das drogas, incluindo o fentanil e a metanfetamina, que estão matando os americanos”.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução/Internet