Governo inglês retira apoio financeiro de campeã olímpica flagrada maltratando cavalo

A campeã Olímpica Charlotte Dujardin perdeu o investimento financeiro do governo da Inglaterra por ter sido flagrada maltrando um cavalo durante um treinamento. Dujardin também foi afastada pela instituição de caridade e bem-estar dos cavalos. Por causa do vídeo, a atleta não vai mais disputar os Jogos Olimpícos de Paris.

As informações foram publicadas pelo jornal britânico Daily Mail. O vídeo que mostra maus-tratos de Charlotte Dujardin a um cavalo foi divulgado na terça-feira (23) por meios de comunicação da Inglaterra. Nas imagens, exibidas pelo canal “ITV” e pelo site “Talksport”, é possível ver a campeã olímpica golpeando o cavalo com um chicote durante um treino.

O episódio aconteceu há quatro anos, mas só agora o vídeo vazou. Devido a divulgação das imagens, a Federação Equestre Internacional (FEI) suspendeu Dujardin, de forma provisória, por seis meses. Antes mesmo do anúncio, ela desistiu de disputar os Jogos Olímpicos de Paris, já sabendo de que o vídeo havia sido divulgado.

“O que aconteceu foi completamente fora do meu normal e não reflete como eu treino meus cavalos ou meus alunos; no entanto, não há desculpas. Estou profundamente envergonhada e deveria ter sido um melhor exemplo naquele momento”, disse ela.

Dujardin possui seis medalhas olímpicas na carreira, sendo três de ouro. A competidora ganhou dois ouros em Londres-2012 (individual e equipes) e um no Rio de Janeiro-2016 (individual); uma prata no Rio (equipes) e dois bronzes (equipe e individual) em Tóquio-2020.

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz