Voa Brasil: Governo lança programa que oferece passagens aéreas baratas para aposentados

Nesta quarta-feira (24), o governo federal lança o programa Voa Brasil, que promete oferecer passagens aéreas por até R$ 200 o trecho para aposentados do INSS. Um dos requisitos para participar do programa é ter passado pelo menos 1 ano sem comprar passagens aéreas em seu nome. Apesar de contemplar aposentados, o projeto não inclui pensionistas. Para isso, terão que ter contas Ouro ou Prata no cadastro do Gov.br.

Com alcance reduzido, o Voa Brasil passou por ajustes e teve o lançamento adiado por um ano inteiro. Segundo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, 23 milhões de aposentados do INSS poderão se beneficiar,
independentemente do valor da renda. Será autorizado comprar dois bilhetes por ano — na prática, a ida e a volta.

O projeto, contudo, não é parte de um subsídio, mas sim, uma parceria com as companhias aéreas, que se comprometeram a ofertar até três milhões de passagens para aposentados nos próximos 12 meses.

A essência do programa é a inclusão social. Essa é primeira etapa do programa com olhar para os aposentados. A segunda etapa deve começar no início de 2025. Esperamos incluir milhões de brasileiros que não viajam de avião“, afirmou o ministro ao GlOBO. 

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução