Metrô na Superfície encerra atividades na próxima sexta-feira (27) e seis novas linhas de ônibus vão integrar sistema: 539, 309, 538, 548, 583 e 584
A partir do próximo dia 27 de julho, a cidade do Rio de Janeiro não contará mais com o serviço Metrô na Superfície. Atualmente, esse modal sai das estações Botafogo e Antero de Quental, no Leblon, em direção à Gávea, percorrendo bairros da Zona Sul para complementar o serviço de transporte.
O Metrô na Superfície, operante desde 2002, será desativado por decisão da concessionária Metrô Rio. Em substituição, um novo modelo de integração entre o serviço metroviário e seis linhas de ônibus municipais será implementado nas viagens a partir das duas estações. Os passageiros pagarão a tarifa do metrô, que é de R$ 7,50, para usar tanto o metrô quanto as linhas de ônibus.
Segundo informações da TV Globo, o Metrô Rio irá subsidiar parte da integração que substitui o Metrô na Superfície. Para garantir a tarifa reduzida, os passageiros que iniciarem a viagem nos ônibus deverão realizar a integração obrigatoriamente nas estações Botafogo ou Antero de Quental/Leblon.
Inicialmente, a nova integração será válida apenas com o uso do cartão Riocard. Conforme publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (19), o intervalo entre a passagem pelo validador do primeiro modal e o segundo deverá ser de até 2 horas.
O Metrô Rio afirma que a nova integração aumentará a oferta de transporte para a população, com cinco vezes mais ônibus disponíveis para a conexão com o metrô, oferecendo novas opções de trajeto, principalmente nos horários de pico. As linhas incluídas no novo modelo são:
– 539 (Rocinha x Leme)
– 309 (Central x Terminal Alvorada)
– 538 (Leme x Rocinha)
– 548 (Metrô Botafogo x Terminal Alvorada)
– 583 (Cosme Velho x Leblon)
– 584 (Cosme Velho x Leblon)