Apagão cibernético afeta companhias aéreas e serviços de comunicação ao redor do mundo

Nesta sexta-feira (19), uma espécie de “apagão” cibernético atingiu serviços de comunicação no mundo inteiro. Além de atrasar voos, o problema operacional digital, relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, também prejudicou serviços bancários.

A Microsoft afirma que a falha já foi resolvida, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer. Não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker.

Algumas companhias aéreas como American Airlines, United e Delta — as principais dos Estados Unidos –paralisaram todos os voos. Já a JetBlue, que opera majoritariamente voos domésticos nos EUA, segue com as operações normais.

No Brasil, os aplicativos bancários estão fora do ar. Bolsas de valores em todo o mundo tiveram intercorrências nas operações.

A CrowdStrike, empresa fornecedora de segurança digital, confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor “Falcon”. À NBC, o CEO da empresa pediu desculpas.

Redes de TV também ficaram paralisadas. É o caso da Sky News, um dos principais canais de notícias do Reino Unido, que está fora do ar desde o início do dia. Canais como TF1 e Canal+ também registraram problemas.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução X/@itsajchan