Moradores da Ilha do Governador sofrem com apagão pela segunda vez em uma semana
Na manhã desta quinta-feira (18), moradores da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, enfrentaram novamente a falta de energia. Segundo o Centro de Operações Rio (COR), os bairros afetados incluem Freguesia, Portuguesa, Cocotá, Jardim Guanabara, Jardim Carioca e Ribeira. A região tem enfrentado constantes apagões desde o início do ano.
Relatos nas redes sociais indicam que o apagão começou por volta das 7h30, sendo o segundo em menos de uma semana. Um morador desabafou: “Não tenho mais saúde para viver na Ilha do Governador com esse serviço da Light. Que vergonha! Mais um dia sofrendo com apagões. Lembrando que a Estrada do Galeão quase toda está com uma obra gigante há meses, travando o trânsito e, pelo visto, nada muda”. Outro comentou: “Sem luz mais uma vez no Bancários”, enquanto um terceiro acrescentou: “Mais uma manhã com a Ilha inteira sem luz”.
O COR alertou que a falta de energia pode comprometer o funcionamento dos sinais de trânsito, pedindo atenção redobrada aos motoristas.
De acordo com a Light, a queda de luz foi causada por um problema no sistema de alta tensão que abastece a região. Até às 9h, alguns bairros já haviam sido restabelecidos, e a energia deve retornar gradativamente aos outros.
A concessionária destacou que está implementando um plano de renovação completa da rede elétrica que atende a região e a Ilha de Paquetá, além de ampliar a capacidade de distribuição de energia. “Só este ano, a empresa está investindo mais de 300 milhões de reais na modernização completa da rede elétrica. Identificamos um defeito e precisou ser feita uma parada emergencial em trechos de bairros da Ilha do Governador para a execução de um reparo no sistema de alta tensão que abastece a região”, explicou a empresa em comunicado.
A Light assegura que os impactos serão temporários e trarão benefícios permanentes na segurança e qualidade do fornecimento de energia para as regiões. Até o momento, a Ilha de Paquetá já teve o serviço restabelecido, e as equipes estão trabalhando para restabelecer a energia para todos os clientes nas próximas horas.
O início de 2024 foi particularmente difícil para os moradores devido aos constantes apagões. No início de fevereiro, a região chegou a ficar 24 horas sem luz por conta de um problema em uma subestação da Light, com os primeiros relatos de problemas ocorrendo em 11 de janeiro.