Santuário Cristo Redentor celebra 30 anos do tetracampeonato da Seleção Brasileira com iluminação especial em verde e amarelo

Nesta quarta-feira, 17 de julho, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), vai celebrar os 30 anos do tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira Masculina de Futebol com uma iluminação especial do monumento símbolo do Brasil. A partir das 19h30, o Cristo Redentor será iluminado em verde e amarelo em homenagem à histórica conquista.

“Quero parabenizar todos os atletas e membros da comissão técnica que fizeram parte dessa conquista histórica nos Estados Unidos. É uma alegria reviver os momentos emocionantes e relembrar a felicidade que essa campanha heroica trouxe há 30 anos”, destacou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

Em 17 de julho de 1994, o Brasil conquistou o tetracampeonato mundial nos Estados Unidos ao derrotar a Itália nos pênaltis. O jogo no Estádio Rose Bowl, em Pasadena, terminou empatado sem gols nos 90 minutos e na prorrogação. Romário, Branco e Dunga converteram suas cobranças, enquanto os italianos desperdiçaram três delas, uma defendida por Taffarel.

Naquela ocasião, tanto o Brasil quanto a Itália buscavam o tetracampeonato. O Brasil havia conquistado a Copa do Mundo em 1958, 1962 e 1970, e posteriormente venceu o pentacampeonato em 2002. Já a Itália havia sido campeã em 1934, 1938 e 1982, além de conquistar novamente o título em 2006.

A imagem da comemoração dos membros da comissão técnica brasileira, assim que Baggio errou o chute decisivo, permanece viva na memória de muitos até hoje. A vitória por 3 a 2 nos pênaltis foi celebrada com muita emoção pelo técnico Carlos Alberto Parreira, seu coordenador-técnico Zagallo e todos os brasileiros, marcando um capítulo inesquecível no futebol mundial.

Essa celebração no Santuário Cristo Redentor visa não apenas honrar os heróis daquele dia memorável, mas também destacar a importância histórica do evento para o esporte brasileiro e mundial.