Em reunião com Ricardo Lewandowski, Lula pede regulação de plataformas digitais

Nesta terça-feira (16), o presidente Lula afirmou que pretende se reunir com Ricardo Lewandowski para retomar o diálogo sobre a regulação das plataformas digitais. O presidente afirmou em entrevista à Record que a regulação é “urgente” e que as empresas lucram com a disseminação do ódio no mundo. “Não podem ganhar dinheiro disseminando mentiras“, afirmou.

Cabe ao Palácio ter uma posição e eu quero te dizer com muita veemência de que não é possível essas empresas continuarem ganhando dinheiro disseminando mentiras, disseminando inverdades, fazendo provocação campanha contra vacina, sem levar em conta nenhum compromisso com a verdade“, declarou o presidente.

A reunião deve definir se se o governo vai propor ao Congresso a retomada do debate sobre o chamado PL das Redes Sociais, paralisado na Câmara, ou se vai apresentar outro projeto.

Nessa semana eu vou ter uma reunião com o ministro da Justiça para a gente discutir um critério com o Congresso Nacional, se a gente retoma aquele projeto que estava, se a gente vai apresentar uma nova proposta, se o Congresso Nacional vai apresentar uma proposta. O dado concreto é que a gente não pode perder de vista a necessidade de fazer uma regulação para que as coisas voltem a uma certa normalidade“, anunciou Lula.

Sem citar nomes, Lula afirmou que “meia dúzia de empresas” permitem “aberrações” para ganhar dinheiro: “Essas empresas têm controle e elas não podem, para ganhar dinheiro, permitir aberrações que a gente vê todo santo dia nas redes digitais desse mundo. E são meia dúzia de empresas“, disse o presidente.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil