Moraes divulga áudio de reunião com Bolsonaro gravado por Ramagem
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu liberar o áudio de uma reunião que ocorreu em 25 de agosto de 2020, envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros membros de seu governo. A gravação faz parte da investigação sobre o monitoramento ilegal de pessoas e autoridades públicas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), conhecida como “Abin paralela”.
Além do áudio, Moraes também determinou a liberação de informações fornecidas pela Polícia Federal relacionadas ao caso. A reunião, que discutiu investigações sobre supostas rachadinhas no gabinete do senador Flávio Bolsonaro, foi gravada sem o conhecimento dos participantes pelo então diretor da Abin, Alexandre Ramagem.
A gravação foi encontrada em um celular do deputado federal Jair Bolsonaro durante uma operação da Polícia Federal, que investiga o uso irregular da Abin no governo anterior. Moraes justificou a liberação afirmando que a divulgação parcial de trechos poderia prejudicar a correta informação à sociedade.
A Polícia Federal identificou indícios de uma organização criminosa que elaborava dossiês contra ministros e parlamentares, com o objetivo de disseminar informações falsas e tentar desestabilizar as instituições.