SuperVia substitui estofados por acrílico nos assentos após série de furtos

A SuperVia está adotando chapas de acrílico para substituir os estofados dos assentos de seus trens, em resposta a um aumento significativo no número de furtos de bancos e encostos. Segundo levantamento da concessionária, só este ano foram registrados 866 furtos, resultando em um prejuízo estimado em mais de R$ 124 mil.

Inicialmente, os novos materiais utilizados são de policarbonato, devido ao seu valor no mercado. Desde março do ano passado até abril deste ano, os prejuízos somaram mais de R$ 300 mil.

A SuperVia afirmou ter implementado medidas para combater os furtos, como a instalação de câmeras de segurança. No entanto, os criminosos têm coberto as lentes das câmeras para facilitar a retirada dos assentos. Em um vídeo divulgado pela empresa, é possível ver um homem tapando as câmeras com chiclete e guardanapo antes de realizar o furto, ocorrido nesta quinta-feira (11).

Além de afetar o conforto dos passageiros, os atos de vandalismo causam transtornos operacionais à frota, pois os trens precisam ser retirados de circulação para reparos.

Para combater os furtos, a SuperVia lançou uma campanha nas redes sociais incentivando passageiros a denunciar anonimamente, acessando um QR Code presente em cartazes distribuídos nos vagões e plataformas. A empresa espera que essa iniciativa ajude a reduzir os casos e a identificar os responsáveis pelos furtos.