Presidente do INSS anuncia fim do teletrabalho e quer retomar modelo de atendimento presencial

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, determinou o fim do teletrabalho no órgão a partir de agosto. Stefanutto justificou que o modelo virtual foi adotado na pandemia de Covid-19, mas as vacinas e cuidados adotados já permitem o retorno ao formato presencial. Porém, garantiu que a interrupção do modelo de atendimento virtual não será realizada de forma brusca.

Em documento oficial, o presidente afirmou: “Com o intuito de aperfeiçoarmos o trabalho presencial na Administração Central a partir de 01 de agosto de 2024, solicitamos que apresentem até o dia 22 de julho de 2024 o plano de desmobilização do trabalho remoto no âmbito de suas respectivas unidades, que compõe a Administração Central”.

Em reação, servidores veem “politicagem” do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e negam que essa mudança vá resolver o problema de atendimento. Eles afirmaram que não há equipamentos suficientes para a retomada do modelo presencial, e seria necessário um investimento bilionário antes da iniciativa. Também alegam que o home office praticamente dobrou a produção e foi fundamental para a redução da fila de espera.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Marcelo Casal/INSS