Cavalcanti, Engenheiro Leal, Madureira, Turiaçu, Vaz Lobo, Oswaldo Cruz, Cascadura e Quintino têm maior incidência de roubos em 2024

Um levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelou que 14 bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro tiveram a maior incidência de roubos entre janeiro e maio deste ano.

A área com o maior número de roubos, 1.468 casos, inclui os bairros de Cavalcanti, Engenheiro Leal, Madureira, Turiaçu, Vaz Lobo, Oswaldo Cruz, Cascadura e Quintino. Em seguida, vêm os bairros de Benfica, Bonsucesso, Higienópolis, Manguinhos, Maré e Ramos, com 1.418 roubos, um aumento de 41% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em entrevista ao RJ2, Aline, de São João de Meriti, comenta que anda com medo e evita carregar dinheiro.

Andando com medo, assustada, guardando celular, tentando guardar dinheiro, tentando não andar com dinheiro porque a gente não tá com segurança“, diz uma mulher.

Em Oswaldo Cruz, uma mulher foi assaltada por bandidos que saíram de um carro e levaram seu celular sua bolsa. Em Bonsucesso, os moradores dizem que os assaltos são frequentes, especialmente à noite, e vídeos mostram diversos roubos de carros na região. Na Linha Amarela, um motorista e o carona foram rendidos.

De janeiro a maio deste ano, Bonsucesso registrou 184 roubos a ônibus, um aumento de 183% em relação ao ano passado. Também foram contabilizados 642 roubos de rua e 461 roubos de veículos.

A Polícia Militar, em nota, informou que planeja ações com base em informações do setor de inteligência e que apreendeu 3 mil armas de fogo este ano, incluindo 330 fuzis.

Por: Carolina Cordeiro

Imagem: Prefeitura do Rio