Base do Programa Segurança Presente é inaugurada no Aeroporto Internacional do Galeão

O Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, na tarde desta quarta-feira, a base do programa Segurança Presente nas proximidades do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. O evento contou com a presença do governador Cláudio Castro, que destacou que a instalação da base era uma de suas promessas para o local, visando melhorar a segurança pública nas vias de acesso ao aeroporto, uma preocupação central para o desenvolvimento da região. Este ano, o aeroporto espera receber cerca de 14,2 milhões de passageiros entre chegadas e partidas.

A nova base do Segurança Presente conta com 22 policiais, que atuarão com seis viaturas — dois carros e quatro motos. Esta é a 41ª base do programa no estado do Rio de Janeiro. A estrutura está localizada no canteiro central da Avenida Vinte de Janeiro, a aproximadamente 500 metros do aeroporto. A última unidade do programa foi inaugurada em dezembro de 2023, também na Ilha do Governador, próximo à Praia da Bica, no Jardim Guanabara.

Cláudio Castro, vestindo um colete do Segurança Presente, ressaltou que a base do Galeão era uma promessa dentro do projeto de revitalização do aeroporto, visando aumentar a sensação de segurança na região.
“A ideia de fazer uma base aqui surgiu durante as negociações para a retomada do Galeão. Eu, o prefeito Eduardo Paes e vários outros fizemos nossa parte para melhorar a situação,” afirmou Castro, mencionando também a redução de impostos sobre o combustível de aviação como uma das medidas implementadas. “A segurança pública era vista como um problema no Galeão, mesmo que os dados não mostrassem isso.”

Desde outubro de 2023, restrições de voos para o Aeroporto Santos Dumont (SDU) entraram em vigor, com muitas viagens sendo transferidas para o Galeão. Esta foi uma das medidas para combater o esvaziamento do Tom Jobim. Naquela época, várias companhias aéreas já haviam anunciado a redução ou suspensão de voos no SDU.

A inauguração contou também com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Rodrigo Bacellar (PL), além dos deputados Márcio Gualberto (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj, e Rodrigo Amorim (União Brasil), presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Estiveram presentes também secretários de Estado, como André Moura, da Secretaria de Governo, Gustavo Tutuca, do Turismo, e o coronel Marcelo Menezes, da Polícia Militar. Alexandre Monteiro, presidente da RioGaleão, também participou da cerimônia.

Tutuca destacou a importância do aeroporto e seu entorno para o estado, comemorando a previsão de aumento no número de passageiros de 7 milhões para 14 milhões, comparando 2023 com a projeção para este ano. Alexandre Monteiro agradeceu pela instalação da base: “É um benefício não só para o turismo, representado por muitos passageiros internacionais e domésticos, mas também para toda a economia em torno e a carga aérea que chega ao Galeão através do seu terminal,” afirmou o presidente da RioGaleão.

Durante o evento, foi anunciada a próxima base do Segurança Presente, que será inaugurada em Del Castilho, também na Zona Norte, nos próximos dias. Até o fim do ano, a previsão é de alcançar o número de 50 unidades do programa em todo o estado.