Família de João Pedro protesta em frente ao Tribunal de Justiça do Rio após absolvição de policiais

Sob gritos de justiça, familiares e amigos de João Pedro Matos realizaram um protesto em frente ao Tribunal de Justiça do Rio, no Centro, nesta quinta-feira (11). O ato ocorreu em repúdio à decisão que absolveu três policiais acusados pela morte do jovem de 14 anos, ocorrida em maio de 2020 durante uma operação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.

João Pedro estava em casa com amigos quando foi atingido por um tiro na barriga, deixando a residência marcada por 72 disparos. Os policiais civis Mauro José Gonçalves, Maxwell Gomes Pereira e Fernando de Brito Meister foram absolvidos nesta semana pela juíza Juliana Bessa, que considerou legítima a defesa dos agentes, que reagiram a tiros de traficantes, e negou que houve intenção de matar o jovem. Eles também foram inocentados da acusação de manipulação da cena do crime.

Rafaela Matos, mãe de João Pedro, expressou sua dor diante da decisão: “Foi como uma segunda morte, revivendo tudo novamente. A nossa luta não pode ser em vão. Vamos continuar lutando porque nossa família merece respeito, merece que essa decisão seja revista.”

Neilton da Costa, pai de João Pedro, criticou a normalidade da vida dos policiais após o incidente, contrastando com o sofrimento contínuo da família: “Durante esses quatro anos após o assassinato de João Pedro, os policiais vivem suas vidas normalmente. Mas a minha família não comemora mais datas como antes, porque não faz sentido.”

A família planeja recorrer da decisão judicial. Em nota, a Defensoria Pública, representante dos parentes do jovem, afirmou que apresentará recurso contra a absolvição dos policiais.