Novo formato de extrato bancário entra em vigor nesta segunda-feira (08)
A partir desta segunda-feira (8), os extratos bancários passam por uma atualização significativa com a implementação de nomenclaturas padronizadas para operações de saque e depósito. Essa iniciativa visa facilitar a compreensão pelos clientes, especialmente aqueles que lidam com contas em mais de uma instituição financeira.
Os extratos bancários são documentos essenciais que resumem todas as transações realizadas pelos clientes em suas contas. Inicialmente, a padronização se concentrará nas denominações utilizadas para saques e depósitos. Posteriormente, outras operações financeiras também serão incluídas nesse novo formato.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), essa padronização ajudará a universalizar as informações e a ampliar o acesso da população aos serviços bancários. Atualmente, existem mais de 4 mil tipos diferentes de nomenclaturas em uso pelos bancos, o que pode gerar confusão e dificuldade na comparação entre diferentes instituições para um mesmo tipo de operação financeira.
Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Febraban, destacou que a mudança tornará as operações mais claras para todos os usuários. Por exemplo, operações como o depósito de cheque em caixas eletrônicos serão identificadas como “DEP CHEQUE ATM” nos extratos. Já os saques realizados em dinheiro vivo nos caixas convencionais dentro das agências, utilizando o cartão da conta, serão descritos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.
A Febraban enfatizou que essa nova estrutura facilitará a compreensão e o controle das operações financeiras pelos clientes, promovendo maior transparência e uniformidade nas informações disponibilizadas pelos bancos.
Clientes e usuários de serviços bancários são encorajados a verificar seus novos extratos para se familiarizarem com as novas nomenclaturas adotadas, facilitando assim o gerenciamento de suas finanças de forma mais clara e eficiente.