Em primeira visita ao Brasil como presidente da Argentina, Milei participa de evento conservador em Balneário Camboriú (SC)
Javier Milei, o presidente da Argentina, fez um discurso no domingo (7) em um fórum conservador em Baneário Camboriú (SC). Essa foi a primeira viagem de Milei ao Brasil como Presidente. Apesar da vinda ao país, não houve encontro entre e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que são adversários políticos.
Apesar de Brasil e Argentina serem parceiros históricos na América do Sul, Lula e Milei nunca se encontraram. O primeiro encontro poderia ocorrer nesta semana, na reunião do Mercosul no Paraguai. Milei, no entanto, decidiu não ir. Preferiu, por sua vez, estar no evento conservador em Santa Catarina, do qual participou também o ex-presidente Jair Bolsonaro, outro adversário político do Presidente do Brasil.
No fórum, Milei discursou ao lado de políticos identificados como conservadores e fez uma exposição de por qual motivo, na opinião dele, o socialismo prejudicou a América Latina nos últimos anos, em termos econômicos e sociais.
Ele fez citações nominais dos governos dos ex-presidentes Nestor Kirchner e Cristina Kirchner na Argentina, de Hugo Chávez e Nicolas Maduro na Venezuela e de Evo Morales na Bolívia. Em seu discurso, ele evitou citar o nome de Lula, mesmo já tendo feito críticas ao presidente brasileiro em outras ocasiões.
“Porque o socialismo é a ideologia do ressentimento, da inveja e do ódio. Mas, acima de tudo, o socialismo, a ideia de fracasso. Ninguém sabe mais sobre isso do que nós, os irmãos latino-americanos. mas esse vento de mudança que começou na Argentina e hoje percorre o mundo chegará a todos os cantos onde os Libertados são reprimidos porque a história do ser humano é a história da liberdade e não há nada nem ninguém que possa detê-lo”, afirmou Milei.