Covid-19 XBB: doses da vacina podem acabar ainda nesta sexta-feira (05), alerta secretário municipal de Saúde do Rio

Desde quinta-feira, cerca de 19 mil doses da vacina Covid-19 Monovalente (XBB) estão disponíveis para a população com 5 anos ou mais no município do Rio. Os cariocas têm até sábado, dia 6, para se vacinar nas 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados pela cidade. No entanto, o secretário municipal de Saúde adverte que as doses podem se esgotar rapidamente devido à alta demanda:

“Como a procura está alta, é provável que as doses nem cheguem ao sábado. Devem acabar hoje mesmo”, afirmou o secretário.

A campanha de vacinação da XBB, iniciada em 28 de maio, disponibilizou 300 mil doses aos grupos prioritários, como pessoas com comorbidades, idosos, gestantes, pessoas com deficiência, entre outros. Restando pouco mais de 19 mil doses, estas serão oferecidas a toda a população com 5 anos ou mais até sábado, para evitar desperdício. Para receber o imunizante atualizado contra a doença, é necessário que a última dose da vacina tenha sido tomada há mais de um ano.

A vacina está disponível de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h ao meio-dia. O Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, opera todos os dias, das 8h às 22h, e o Super Centro Carioca de Vacinação unidade Campo Grande, localizado no Park Shopping Campo Grande, também abre todos os dias conforme o horário de funcionamento do centro comercial.

Vacinação retorna aos grupos prioritários na próxima semana:

Após o término das doses atuais, a vacinação voltará a focar nos grupos prioritários a partir dos 5 anos, que incluem:
– Idosos 60+;
– Trabalhadores da saúde;
– Gestantes;
– Puérperas;
– Indígenas;
– Ribeirinhos;
– Quilombolas;
– Pessoas em situação de rua;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP e RI) e seus trabalhadores;
– Pessoas imunocomprometidas;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas privadas de liberdade;
– Funcionários do sistema de privação de liberdade;
– Jovens cumprindo medidas socioeducativas.

A vacina Covid-19 Monovalente (XBB) é amplamente utilizada em outros países. De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante pode ser usado como dose de reforço para os grupos prioritários, que devem receber reforço periódico da vacina contra Covid-19 a cada seis meses ou uma vez por ano, em uma ou duas doses.

 

Foto: Erbs Jr. / SMS