Com desempenho desastroso de Biden em debate, Kamala Harris vê apoio crescer
Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, tem sido criticada durante os seus mais de três anos no cargo. Um dos pontos mais levantados é a crise fronteiriça que o país vem sofrendo. Harris mostrou-se tão impopular entre os eleitores que, por diversas vezes, não foi considerada imediatamente como a sucessora óbvia do presidente Joe Biden, com os partidários democratas optando por nomes como Gretchen Whitmer, do Michigan, e Gavin Newson, da Califórnia, como escolhas mais competitivas na batalha contra o ex-presidente Donald Trump.
Agora porém, essa realidade parece ter mudado. Joe Biden, cercado de questões sobre a sua idade e seu equilíbrio mental depois do desastroso desempenho no debate contra Trump na semana passada, fez com que Harris recebesse uma onda de apoio. Essa torcida vem de políticos democratas proeminentes que sinalizam que estão preparados para unir forças em torno dela, e de uma multidão de apoiadores nas redes sociais que se autointitulam “KHive”, ao partilharem publicações que chamam a atenção para as suas citações ocasionalmente bizarras e para vídeos dos seus passos de dança.
Os usuários das redes sociais que publicam memes pró-Harris formam um grupo diversificado, incluindo progressistas como Chi Ossé, membro do Conselho Municipal de Nova Iorque, de 26 anos, que esteve diretamente envolvido no movimento Black Lives Matter.
No sistema político, alguns membros do poder já sinalizam apoio a Harris, caso Biden desista.
“Eu a apoiarei se ele [Joe Biden] desistir [da corrida presidencial]”, declarou o deputado Jim Clyburn, da Carolina do Sul, um aliado próximo e de longa data de Biden.
Créditos da imagem: Divulgação/Commons
Escrito por: Rafael Ajooz