West Ham aceitam negociação por venda de Lucas Paquetá e Flamengo avalia investimento
O West Ham é taxativo em sua posição: só aceita negociar Lucas Paquetá de maneira definitiva. O Flamengo, ciente disso, está se cercando de cuidados jurídicos para justificar o investimento no retorno do meia da seleção brasileira.
A operação envolve riscos. Em condições normais de mercado, repatriar Lucas Paquetá seria inviável para o Flamengo, considerando que o West Ham investiu mais de 60 milhões de euros no jogador há dois anos e seu valor estimado antes das acusações de envolvimento em apostas girava em torno de 100 milhões de euros.
Diante desse cenário, os ingleses são firmes: aceitam negociar, mas não discutem empréstimo. Com o risco de uma grave punição pela Federação Inglesa, o West Ham entende que recuperar parte do valor investido é a única alternativa viável.
Em negociação há cerca de um mês, o Flamengo sabe há pelo menos três semanas que uma cessão temporária com compra condicionada ao julgamento é rejeitada pelo clube londrino. Por isso, o clube carioca buscou fundamentos para avaliar o investimento na compra definitiva.
Internamente, há uma estimativa de que o veredito da investigação não sairá em breve e que há recursos suficientes para manter Paquetá em atividade mesmo em caso de sanção.
Para isso, o Flamengo acionou o escritório de advocacia Bichara e Motta, especialista em FIFA, para consultoria. O parecer indica que há recursos que poderiam manter o atleta em atividade e até tentar restringir a sanção apenas ao futebol inglês.
De forma didática, após o veredito, Lucas Paquetá poderá recorrer na própria Federação Inglesa e, posteriormente, na Corte Arbitral do Esporte (CAS). Enquanto a pena estiver vinculada ao futebol inglês, o meia poderia seguir em atividade no Brasil.
Há também a possibilidade de a FIFA homologar a pena a nível mundial, o que costuma acontecer meses após a condenação. Nesse caso, caberia recurso no Comitê de Apelação da entidade e, em última instância, novamente no CAS.
Essas brechas jurídicas são consideradas pelo Flamengo para decidir sobre o investimento. Enquanto a negociação se desenrola, Lucas Paquetá segue concentrado com a Seleção para a disputa da Copa América. O jogador já deu sinal verde para que as partes avancem e, caso os clubes cheguem a um acordo, ele negociará suas condições com o clube do coração.
Com Lucas Paquetá à disposição e sem Vini Jr, o Brasil enfrenta o Uruguai de Arrascaeta, De la Cruz, Viña e Varela neste sábado, às 22h (de Brasília), no Allegiant Stadium, em Las Vegas, pelas quartas de final da Copa América. Quem vencer, enfrentará Colômbia ou Panamá na semifinal.
Foto: Gilvan de Souza/CRF