Prefeitura de Duque de Caxias lança projeto para construir autódromo sem consultar orgãos públicos
A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, pretende construir autódromo internacional, porém nenhum órgão nacional ou internacional de automobilismo foi consultado. O projeto, que usaria dinheiro público, está orçado em quase R$ 350 milhões.
O Autódromo Internacional de Duque de Caxias está previsto para ser construído nas margens do Arco Metropolitano. A área escolhida fica no bairro Figueira. O terreno está vazio e é cercado por mato. Sem empresa ou consórcio vencedor, o projeto está pronto e uma licitação já tem dia e hora para acontecer: 16 de setembro de 2024, às 10h.
“Aquilo ali dá para cozinhar o porco com a própria banha, como dizia a minha mãe. Você tem recursos privados, você tem parcerias ali importantes”, diz o secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis. Segundo ele, o dinheiro vem do estado, de emendas parlamentares e a própria prefeitura pode fazer investimentos.
“Nós não estamos tirando de merenda, nós não estamos tirando dinheiro de obras de escolas, todo ano tem esse dinheiro. Só que ele vai ter um destino muito bacana. O governador, em todos os momentos em que a gente tratou desse assunto, ele é um entusiasta, deu um cheque em branco, ele sonha em entregar essa obra e ele vai entregar ainda no seu mandato“, fala Reis.
O presidente da Comissão Nacional de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo diz que o projeto tem os requisitos básicos necessários para a homologação internacional. “Na confederação brasileira, que é afiliada à FIA, da qual eu faço parte, não chegou nada. E, consequentemente, na FIA também não, porque se não teria que passar por nós para encaminhamento“.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução/TV Globo