Operação Dunas: PF realiza operação para combater extração de areia ilegal na Baixada Fluminense
Na manhã desta quinta (04), a Polícia Federal deflagrou a Operação DUNAS, que visa combater a extração mineral ilegal em Seropédica/RJ, na Baixada Fluminense.
Na ação, agentes da Delegacia de Meio Ambiente (DMA), com apoio do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE) e de fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), cumprem dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, no município de Seropédica, na Baixada Fluminense, e na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Em agosto de 2023, uma ação conjunta entre a PF e o INEA constatou que o areal, sem ter qualquer licença ou autorização, estava em plena atividade, com a presença de maquinários como dragas flutuantes, caminhões, tratores, retroescavadeiras e silos. Na ocasião, diversos equipamentos foram apreendidos.
A empresa suspeita estaria em nome de familiares do investigado, mas seria ele o verdadeiro responsável pela administração do areal clandestino. Ele responderá pelos crimes de usurpação de bens da União, uso de documento público falso e falsidade ideológica em documento público. Além disso, ele também responderá pela prática de crimes ambientais, mediante a utilização de licenças/autorizações falsas – relativas a processo minerário diverso do local explorado.
Por: Ágatha Araújo
Foto: divulgação/Polícia Federal