Após reunião, Haddad anuncia corte de R$ 25 bilhões em despesas obrigatórias
Nesta quarta-feira (03), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou em entrevista um corte de R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias. Além disso, disse que o presidente Lula determinou que seja cumprido o arcabouço fiscal.
Haddad deu entrevista para a imprensa após deixar o Palácio do Planalto, onde se reuniu com Lula e secretários da Fazenda em encontro da Junta de Execução Orçamentária (JEO). Essa junta, prevista em lei, tem o papel de assessorar o presidente em temas econômicos.
O arcabouço fiscal é responsável por controlar os gastos públicos, ao fornecer um paralelo entre o crescimento das despesas ao crescimento das receitas.
“Tivemos a oportunidade de nos reunirmos três vezes hoje. Lula me pediu que falasse para vocês. Primeira coisa que o presidente determinou é cumprir o arcabouço fiscal. Não se discute isso. São leis que regulam as finanças no Brasil e serão cumpridas. O arcabouço será preservado a todo custo“, afirmou o ministro.
De acordo com a equipe de Lula, o presidente não deve dizer falas que descreditem a autonomia do Banco Central, uma vez que o mercado pode reagir a essa postura. A fala de Haddad nesta quarta visa melhorar o ambiente.
Por: Ágatha Araújo
Foto: Diogo Zacarias/MF