Moda, gastronomia e artesanato: ‘Feira Refúgio em Foco’ acontece nesta quarta (03) no pátio da Prefeitura, na Cidade Nova

Nesta quarta-feira (03), o pátio da Prefeitura do Rio de Janeiro, em Cidade Nova, será palco da Feira Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais, realizada pela Secretaria Especial de Cidadania. Das 10h às 17h, o evento contará com 20 barracas de empreendedores de diversas nacionalidades, como Angola, Argentina, Colômbia, Congo, Peru, Uruguai e Venezuela, que residem na cidade.

A feira oferecerá uma rica variedade de produtos e comidas de diferentes países, incluindo roupas e tecidos africanos com estampas vibrantes, bandeiras de diversas nações, bolsas e acessórios artesanais, como bijuterias em trançados, aço, pedras naturais e macramê.

O Secretário Especial de Cidadania, Leandro Pereira, destacou a importância do evento para promover a integração e criar oportunidades profissionais para imigrantes e refugiados. “A Feira Refúgio em Foco é um espaço precioso para empreendedores que vivem em nosso município, tanto para a troca cultural quanto para dar maior visibilidade ao seu trabalho. As edições especiais, em parceria com outras instituições, ampliam ainda mais esse leque de oportunidades”, afirmou o secretário.

Entre as novidades da feira, está a barraca de brinquedos artesanais ‘Aprendiendo brincando’, comandada pelo venezuelano Reinaldo Martinez, que oferece produtos multicoloridos e educativos. Também presente, a barraca Mundo Multicultural, dos alunos do CRAI (Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante), trará delícias como italiano completo (Chile), alfajor e brownies (Argentina), quibe (Síria), torta de maçã (Alemanha), empanadas (Rússia) e lanches da Ucrânia.

Entre os produtos tradicionais da feira, destacam-se pratos típicos do Congo, servidos pelo chef Kimberly; o bacalhau às natas da angolana Mada; a arepa venezuelana, feita com massa de farinha de milho e recheios variados; e o patacon colombiano da Margarida, feito com massa de banana-da-terra e recheios diversos. No quesito bebida, um dos destaques é o mangachu, uma bebida típica do Congo à base de gengibre.

Serviço:

Feira Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais

Data: 03/07

Local: Centro Administrativo São Sebastião (CASS)

Endereço: Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova

Horário: 10h às 17h