Tumulto em evento religioso na Índia mata 116 pessoas

Ao menos 116 pessoas morreram durante um evento religioso hindu no estado de Uttar Pradesh, ao norte da Índia, nesta terça-feira (2), segundo autoridades locais. Entre as vítimas, 108 eram mulheres, 7 eram crianças e uma era homem.

O evento, conhecido como “satsang”, em homenagem à divindade hindu Shiva, levou uma multidão para a cidade de Hathras na terça-feira (2), localizada cerca de 200 km de Nova Délhi. Apesar da capacidade máxima do local ser de apenas 5.000 pessoas, autoridades estimaram que mais de 15.0000 estavam presentes. A confusão teria começado quando os fiéis deixavam o local.

Várias pessoas foram esmagadas e pisoteadas, algumas caíram umas sobre as outras e outras em um bueiro, de acordo testemunhas. Vídeos não confirmados nas redes sociais mostraram corpos empilhados no chão do lado de fora de um hospital local.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, prestou condolências às famílias das vítimas, anunciando uma indenização de U$ 2.400 (R$ 13.600) para os familiares dos mortos e U$ 600 (cerca de R$ 3.400) para os feridos, descrevendo o incidente como “trágico”.

Para a agência de notícias Reuters, a polícia declarou ter iniciado uma investigação e prometeu agir contra os responsáveis. A instituição sugeriu que o encontro pode ter excedido o limite permitido.

“Vamos investigar também possíveis falhas das autoridades e tomar medidas com base no relatório, que estará disponível em 24 horas”, declarou Prashant Kumar, chefe de polícia do estado.

Créditos da imagem: Reprodução/CNN Brasil

Escrito por: Rafael Ajooz