Capitão da PM morre após ser baleado na cabeça durante operação no Morro do Urubu

Na manhã desta quarta-feira (3), o capitão da Polícia Militar Rafael Galvão da Costa, de 41 anos, foi baleado na cabeça e morreu durante uma operação do 3º BPM (Méier) no Morro do Urubu, em Pilares, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O agente foi atingido em uma troca de tiros entre PMs e criminosos. Simultaneamente, na Cidade de Deus, na Zona Oeste, outra operação da PM resultou na morte de seis pessoas.

De acordo com as primeiras informações, o capitão do 3º BPM estava participando de uma ação contra traficantes do Comando Vermelho (CV), conhecidos por roubarem cargas e carros na região. Por volta das 9h, Rafael Galvão foi atingido.

O oficial foi socorrido por colegas e levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu aos ferimentos. Seu corpo será encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) do Centro do Rio.

Rafael Galvão estava na Polícia Militar desde 2009 e deixa esposa e dois filhos. Em maio deste ano, ele foi promovido por bravura ao posto de capitão, após participar de uma operação em março de 2023, na qual policiais do 3º BPM prenderam 15 homens e apreenderam seis fuzis, impedindo a fuga de criminosos pela Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá.