Benedita da Silva anuncia processo por racismo contra Carla Zambelli após ser chamada de ‘Chica da Silva’

A deputada federal Benedita da Silva (PT-SP) declarou que irá processar judicialmente Carla Zambelli (PL-SP), que a referiu como “Chica da Silva” durante uma transmissão nas redes sociais. Zambelli alega ter confundido os nomes da parlamentar e da personagem histórica, enquanto Benedita denuncia a comparação como racista.

Segundo Benedita, Zambelli precisa ser responsabilizada de maneira adequada, seja politicamente ou através do sistema judicial. A petista tomou conhecimento do incidente após críticas do PT nas redes sociais, destacando que estava concentrada na coordenação do evento no momento do ocorrido.

Na última terça-feira, Zambelli expressou frustração por não ter sido autorizada a discursar na primeira reunião de mulheres parlamentares dos países do G-20 em Maceió. “Eu não vou ter poder de fala. Eu não vou falar porque provavelmente… não sei por que que eu não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, [que é a] Chica da Silva [que vai falar]”, disse a parlamentar do PL.

Chica da Silva foi uma figura histórica, uma escrava alforriada que se tornou uma das mulheres mais influentes do Arraial do Tijuco, atual Diamantina (MG), no século XVIII. Em resposta, Zambelli admitiu um “equívoco” por falha de memória, apagou a publicação e se desculpou pessoalmente com Benedita da Silva, descrevendo a conversa como amigável e sublinhando que não houve intenção de ofender sua colega parlamentar.

Benedita da Silva, coordenadora-geral da bancada feminina da Câmara, foi escolhida para discursar na abertura do referido evento.