Aos 89 anos, morre Robert Towne, roteirista de ‘Chinatown’

Na segunda-feira (1°), morreu, aos 89 anos, o roteirista vencedor do Oscar com o clássico “Chinatown” (1974). A causa da morte não foi informada. Segundo Carri McClure, a assessora de imprensa do roteirista, Robert morreu em sua residência em Los Angeles, Flórida, EUA. A informação foi dada ao site The Hollywood Reporter.

Robert Towne também foi indicado ao Oscar por “O Último Detalhe” (1973) e “Shampoo” (1975). Entre os principais filmes do roteirista também está “Tequila Sunrise” (1988), estrelado por Mel Gibson, Michelle Pfeiffer e Kurt Russell.

A revista Vulture colocou Robert em terceiro lugar na lista de 100 melhores roteiristas de todos os tempos. Somente Billy Wilder e a dupla formada por Joel e Ethan Coen ficaram em posições superiores.

Towne enfrentou doenças e preferiu se isolar para escrever nos últimos anos. Roteirista não deu detalhes de problemas de saúde enfrentados.

“Eu era como um cara cujo braço só é bom o suficiente para lançar alguns itens. Eu não conseguia sustentar”, disse em 1992 de acordo com o The Hollywood Reporter.

 

Créditos da imagem: Reprodução/Rede Sociais/X

Escrito por: Rafael Ajooz