Rubinho Nunes recua e projeto que multaria em R$ 17 mil reais quem doasse comida na rua é arquivado

Nesta segunda-feira (01), o vereador Rubinho Nunes (União) se reuniu com representantes da ONGs e arquivou proposta de lei que puniria com multa de R$ 17 mil reais quem decidisse doar comida a moradores de rua, projeto de sua autoria.

Na última sexta (28), ele já havia afirmado que iria suspender a tramitação do PL. A decisão foi tomada após a repercussão negativa do projeto, que chegou a ser aprovado na quinta (27), em primeira votação, na Câmara de Vereadores da capital paulista.

Atualmente, Rubinho é investigado pelo Ministério Público por abuso de autoridade na formulação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Padre Júlio Lancellotti, conhecido por atuar em prol da população em situação de rua em São Paulo.

O autor da proposta alega que o objetivo é “ampliar a distribuição alimentar, otimizar as doações, evitar desperdício e, principalmente, acolher as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade, dando a elas oportunidade de melhoria, dignidade e higiene ao se alimentar“.

Segundo dados do Observatório Nacional dos Direitos Humanos divulgados em janeiro deste ano, a cidade de São Paulo reúne 25% da população em situação de rua do Brasil, com cerca de 55 mil pessoas sem residência.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Jorge Araujo/Fotos Públicas