Lula diz que subida do dólar ‘preocupa’ e que ‘não é normal’

Nesta terça-feira (02), o presidente Lula afirmou em entrevista à rádio Solidariedade que que a subida do dólar o preocupa e que a alta constante da moeda faz parte de um jogo “especulativo” e de “interesses” contra o real. Na segunda (01), a moeda americana fechou em R$ 5,65, o maior patamar desde janeiro de 2022. Nesta terça-feira, abriu em alta de novo.

Obviamente que me preocupa essa subida do dólar, é uma especulação, é um jogo de interesses especulativo contra o real nesse país. E eu tenho conversado com as pessoas sobre o que a gente vai fazer. Estou voltando (para Brasília) e quarta-feira terei uma reunião, porque não é normal o que está acontecendo, não é normal”, disse o presidente.

Quando questionado sobre que medida tomar, Lula disse: “Temos que fazer alguma coisa, mas não posso falar porque estaria alertando meus adversários”.

Um dos motivos que teriam culminado na alta do dólar é a probabilidade de reeleição de Donald Trump, que tem uma postura protecionista com relação à moeda, o que causa a valorização.

O presidente defendeu que a autonomia da autoridade monetária deve ser mantida, mas ressaltou que o Banco Central não pode servir “ao sistema financeiro”.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil