Frente fria reduz chamas no Pantanal, que teve 5% do bioma consumido pelo fogo

Uma frente fria que chegou ao Pantanal, na região do Mato Grosso do Sul, reduziu os focos de calor e a área queimada em um dia. Imagens de satélite mostram que, na sexta-feira (28), foram queimados quase 4,5 mil hectares, uma queda significativa em comparação aos mais de 17 mil hectares queimados na quinta-feira (27).

Apesar da melhora, nos quase três meses de incêndios, cerca de 700 mil hectares foram queimados, o que corresponde a quase 5% do Pantanal. A Força Aérea Brasileira e a Força Nacional estão ajudando no combate ao fogo na região.

Um avião KC-390, que já lançou 96 mil litros de água em três dias, está sendo usado pela FAB pela primeira vez em uma operação desse tipo.

Mais de 400 militares do Corpo de Bombeiros estão envolvidos nas operações de combate aos incêndios. A Força Nacional, com 82 membros, também foi chamada para ajudar, após o governo estadual decretar situação de emergência.

A Polícia Federal criou um gabinete de crise para investigar a origem dos incêndios e identificar os possíveis responsáveis. O estado de Mato Grosso do Sul já gastou R$ 450 milhões em equipamentos e ações de prevenção e combate aos incêndios florestais.

Por: Carolina Cordeiro

Imagem: Reprodução Band News