Fluminense anuncia Mano Menezes como novo técnico para enfrentar o Internacional na quinta-feira (4)

O Fluminense oficializou nesta segunda-feira a contratação de Mano Menezes como seu novo treinador. Ele chega para substituir Fernando Diniz e assumirá o desafio de revitalizar a equipe, que ocupa a última posição no Brasileirão, com apenas seis pontos em 13 jogos. O contrato de Mano com o clube é válido até o final deste ano.

Mano Menezes fará seu primeiro treino à frente do Fluminense nesta terça-feira, no CT do clube. Sua estreia como técnico será na quinta-feira, no Maracanã, contra o Internacional. Ao lado de Mano, chega ao Tricolor o seu auxiliar Sidnei Lobo.

Anteriormente desempregado desde fevereiro deste ano, quando deixou o Corinthians, Mano Menezes terá sua primeira passagem pelo Fluminense. No Rio de Janeiro, ele já comandou o Flamengo em 2013.

A chegada de Mano representa uma mudança na filosofia de jogo do Fluminense, que sob o comando de Fernando Diniz conquistou a Recopa Sul-Americana de 2024, além da Libertadores e do Carioca de 2023.

Em entrevista coletiva na última terça-feira, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, inicialmente indicou que Marcão continuaria no comando até o final do ano. No entanto, após análises e reuniões, a diretoria optou por buscar um técnico com experiência comprovada no Brasileirão de pontos corridos, com um estilo mais defensivo e equilibrado.

Mano Menezes, que já teve passagens por Cruzeiro e Seleção Brasileira, teve conversas decisivas com Mário Bittencourt, Paulo Angioni e Fred, demonstrando disposição para o desafio de reerguer o time no campeonato nacional.

Apesar de ter tido atritos no passado com Fred, hoje dirigente do Fluminense, o ex-atacante foi um dos defensores da contratação de Mano. Fred conhece bem os métodos de trabalho do treinador, com quem trabalhou no Cruzeiro e na Seleção Brasileira.

Natural de Rio Pardo (RS), Luiz Antônio Venker Menezes, de 62 anos, acumula três títulos da Copa do Brasil em sua carreira, um com o Corinthians em 2008 e dois com o Cruzeiro em 2017 e 2018, além de cinco títulos estaduais em diferentes estados.

Mano Menezes também teve uma passagem pela Seleção Brasileira, assumindo o comando em 2010 durante a disputa do Brasileirão pelo Corinthians. Ele deixou a Seleção em 2012 após os Jogos Olímpicos de Londres, onde o Brasil conquistou a medalha de prata.