Brasil vence Montenegro na estreia do Pré-Olímpico masculino de basquete
A Seleção Brasileira de basquete masculino começou sua jornada no Pré-Olímpico com uma vitória emocionante sobre Montenegro. Nesta terça-feira (2), o Brasil esteve atrás durante a maior parte do jogo, mas conseguiu uma virada decisiva no último quarto e derrotou Montenegro por 81 a 72. Com este resultado, o Brasil dá um passo importante rumo às semifinais do torneio realizado em Riga, na Letônia. A próxima partida da equipe verde e amarela será contra Camarões na quinta-feira (4), às 13h (horário de Brasília), onde buscará consolidar sua posição no Grupo B.
O destaque da partida foi Bruno Caboclo, que foi o cestinha com 25 pontos e também se destacou na defesa, enfrentando Vucevic, um dos principais jogadores da equipe montenegrina. Além de Caboclo, Marcelinho Huertas e Léo Meindl contribuíram com 17 e 10 pontos, respectivamente, fortalecendo o ataque brasileiro.
No primeiro tempo, o Brasil cometeu alguns erros cruciais, incluindo perda de sete posses de bola, aproveitamento de apenas 44% nos lances livres e nenhum acerto em arremessos de três pontos. Apesar disso, a defesa brasileira conseguiu conter o ímpeto adversário em vários momentos, mesmo cedendo alguns rebotes ofensivos para Montenegro (9 a 5 para os europeus neste quesito), indo para o intervalo com uma desvantagem de seis pontos.
No segundo tempo, o Brasil começou a acertar os arremessos de três pontos e conseguiu reduzir a diferença no placar. A virada decisiva veio no último quarto, com uma sequência de sete pontos consecutivos. A partir daí, os brasileiros mantiveram a consistência defensiva e conseguiram administrar a vantagem até o fim, garantindo a vitória por 81 a 72.
Para garantir a primeira colocação no Grupo B do Pré-Olímpico de Riga, o Brasil precisará vencer Camarões na quinta-feira. Caso avance para as semifinais, enfrentará uma das equipes do Grupo A: Filipinas, Geórgia ou Letônia, país sede do torneio. Apenas o campeão do Pré-Olímpico garantirá vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.
A seleção masculina brasileira busca retornar às Olimpíadas após não ter participado dos Jogos de Tóquio em 2021. No último Pré-Olímpico, realizado em Split, na Croácia, o Brasil chegou a vencer seus três primeiros jogos, mas foi derrotado na decisão, ficando sem a vaga.
Com a seleção feminina não se classificando para Paris, a masculina terá a responsabilidade de evitar que o basquete brasileiro fique completamente ausente das Olimpíadas. Em Tóquio, ambos os times não participaram dos Jogos Olímpicos pela primeira vez desde 1972.