Bolsonaro fica preso em rodovia no Pará após trabalhadores rurais fecharem estrada em protesto
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrentou um bloqueio na rodovia PA-275, próximo a Parauapebas (PA), nesta terça-feira, 2. A estrada foi fechada por um grupo de trabalhadores rurais protestando contra a presença do político na região. Apesar do incidente, Bolsonaro conseguiu discursar posteriormente na cidade.
De acordo com Fábio Wajngarten, Bolsonaro estava a caminho de Parauapebas, vindo de Marabá (PA), quando se deparou com o bloqueio a cerca de dez quilômetros do destino. O ex-presidente está no Pará cumprindo uma agenda de eventos com apoiadores em várias cidades.
Wajngarten afirmou em seu perfil no X (antigo Twitter) que o ato foi organizado pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), mas, na verdade, o protesto foi realizado pela Fetraf-PA (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Pará).
MST fechando estradas, impedindo o livre trânsito da população.
Dessa vez fechando a PA 275 local onde o Presidente @jairbolsonaro estava.
Isso sim é o verdadeiro ato antidemocrático. pic.twitter.com/00yhbo7RhH— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) July 2, 2024
Segundo a Fetraf, trabalhadores rurais acampados em Parauapebas se uniram para o protesto em resposta ao “descaso do ex-governo Bolsonaro em relação à agricultura familiar no Pará”. A entidade citou o fechamento do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e a interrupção da reforma agrária no estado como motivação.
“Foi uma ‘boas-vindas’ ao ex-presidente de forma simbólica e crítica, ressaltando a importância de políticas públicas que realmente atendam às necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras do campo“, destacou a Fetraf.