Terminal Curral Falso segue em obras e será entregue ainda este ano
O novo Terminal BRT Curral Falso, com 18,3 mil m², está em fase final de construção e será entregue ainda este ano. O terminal substituirá a antiga estação de mesmo nome, que tinha apenas 300 m². O novo espaço contará com integração entre ônibus comuns e vans provenientes da Estrada de Sepetiba e Avenida Cesário de Melo. Além disso, haverá uma passarela de acesso e um bicicletário com 400 vagas. As obras avançam rapidamente, incluindo melhorias nos sistemas viários e drenagem do entorno.
Reconstrução do Sistema BRT
Em março de 2021, a Prefeitura do Rio assumiu a gestão do BRT com o objetivo de resgatar a eficiência do sistema e melhorar o serviço prestado aos passageiros. Naquela época, apenas 120 articulados circulavam nas linhas Transcarioca, Transolímpica e Transoeste, e 46 estações estavam fechadas.
Desde então, houve uma renovação completa da frota de articulados, reforma de todas as 120 estações, implementação de medidas de segurança, recuperação do pavimento do corredor Transoeste e conclusão das obras do corredor Transbrasil, que conta com 17 estações. Foram entregues também os terminais Gentileza, Deodoro, Magarça, Mato Alto e Pingo D’Água.
Claudia Secin, diretora-presidente da MOBI-Rio, lembrou da precariedade do sistema em janeiro de 2021 e celebrou as melhorias alcançadas. Ela destacou que os esforços para manter e aprimorar o sistema continuarão.
“Em março de 2021, eram 150 mil passageiros transportados por dia em péssimas condições. Hoje, estamos com 458 mil passageiros por dia útil no BRT. Na Transoeste, o primeiro corredor, são 200 mil pessoas por dia, quase metade dos passageiros do BRT. Esse terminal é emblemático. Era uma estação acanhada, que virou provisória, e com essa entrega, o futuro se tornou realidade,” comemorou Claudia.
Em 22 de junho, foi iniciada a operação 24 horas do sistema BRT, com sete linhas funcionando durante a madrugada nos quatro corredores. Também foi criado o serviço 67, denominado Conexão BRT, que liga o Terminal Campo Grande ao Terminal Deodoro, na Zona Oeste, parando em pontos de ônibus convencionais. Atualmente, há 521 ônibus novos em operação, e a frota total comprada para o sistema soma 713 ônibus.
Essas ações garantiram melhorias significativas para a população que utiliza diariamente o serviço de transporte de alta capacidade. Com a administração da MOBI-Rio, a média de passageiros diários triplicou desde março de 2021, passando de 150 mil para 458 mil.