Santo Millennial: canonização de Carlo Acutis é aprovada por papas e cardeais

Carlo Acutis, um jovem adolescente que morreu de leucemia em 2006, era conhecido por usar os seus conhecimentos de informática para difundir a consciência da fé católica e ganhou o apelido de “influenciador de Deus”. Nesta segunda feira (01), a etapa final para sua canonização foi concluída e Carlo é reconhecido por papas e cardiais como santo.

A data da sua canonização ainda não foi definida, embora seja provável que ocorra em algum momento durante as celebrações do ano jubilar da Igreja Católica em 2025.

Acutis, que nasceu em Londres, Reino Unido, em 1991 – o que o coloca diretamente no grupo da geração millennial – é lembrado por amigos e familiares por gostar de jogar videogames como Halo, Super Mario e Pokémon.

Sua mãe, Antonia Salzano, descreveu o filho como um “sinal de esperança” que mostra que a santidade é possível hoje. Ela declarou: “Assim como eu fiz, você também pode se tornar santo”, disse ela à CNN em maio. “No entanto, (com) todos os meios de comunicação, as tecnologias, às vezes parece que a santidade é algo que pertence ao passado. Em vez disso, a santidade também é algo hoje em dia neste tempo moderno”.

Acutis foi beatificado e declarado “abençoado” em 2020 após seu primeiro milagre, quando supostamente curou um menino brasileiro que tinha um defeito de nascença no pâncreas que o impedia de comer normalmente. Ele teria sido curado depois que sua mãe disse que orou a Acutis para interceder e ajudar a curar seu filho.

O segundo milagre teria acontecido com uma menina da Costa Rica, que sofreu um traumatismo craniano após cair de bicicleta em Florença, Itália, onde estudava. A mãe dela disse que rezou pela recuperação da filha no túmulo de Acutis, em Assis.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução/Internet