Ondas de calor no Rio de Janeiro ganharão nomes de pessoas; Lúcia, Mara, Bia, dentre outros
Conforme os padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), as ondas de calor que atingirem o Rio de Janeiro receberão nomes bem conhecidos dos brasileiros. Com nomes como Pablo, Raul, Lúcia e Sara, parece uma lista de família, porém são parte dos 200 nomes mais comuns no Brasil e 50 em inglês, escolhidos para batizar essas ondas e definir os próximos períodos.
Dez nomes foram escolhidos para cada ano até 2028. Em 2024, nomes como Ian, Elda, Oscar, Olívia, Xavier, Mara, José, Rita, Lucas e Bia deverão “visitar” o Rio com certa frequência.
A novidade foi anunciada pela prefeitura na última semana, como parte de um pacote que estabelece novos níveis de calor e protocolos de alerta. O objetivo, segundo o governo da cidade do Rio, é “assegurar uma comunicação eficaz com a população”.
A prefeitura explica que os nomes não usados podem retornar às listas futuras. Entretanto, os que forem usados para batizar uma onda de calor não voltarão. Essa nova estratégia tem como objetivo facilitar a comunicação, ampliando a conscientização sobre os eventos climáticos extremos.
Créditos da imagem: Reprodução/RECORD
Escrito por: Rafael Ajooz