Novo terminal de BRT Pingo D’Água é inaugurado em Guaratiba e é 22 vezes maior que antiga estação
Seis meses após o início da operação da Nova Transoeste, o Terminal Pingo D’Água foi inaugurado neste sábado (29/6) em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Este é o terceiro terminal construído no corredor, ampliando antigas estações. O novo terminal é 22 vezes maior que a antiga estação, funcionando 24 horas por dia.
A antiga estação Pingo D’Água, com 877 m², foi substituída por um terminal de 19.825 m², proporcionando mais conforto e comodidade aos passageiros dos articulados do BRT, que viajam entre Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz.
O Terminal Pingo D’Água atende diariamente mais de 10 mil passageiros, enquanto a média de usuários no corredor Transoeste é de 200 mil por dia.
“Se pudesse definir esse momento com uma palavra, diria que é dignidade. O transporte na vida das pessoas é importante, e precisamos de conforto e tempo”, destacou o prefeito Eduardo Paes durante a inauguração.
Com a inauguração do terminal, a linha 19 (Pingo D’Água x Salvador Allende – expresso) agora opera também no pico da manhã. Outras linhas que operam no terminal são: 10 (Santa Cruz x Alvorada – expresso), 11 (Santa Cruz x Alvorada – parador), 12 (Pingo D’Água x Alvorada – expresso) e 20 (Santa Cruz x Salvador Allende – expresso).
A construção do novo terminal gerou cerca de 1.600 empregos diretos e indiretos, utilizando 250 toneladas de aço e nove milhões de litros de concreto. A secretária de Transporte, Maína Celidonio, celebrou a transformação da estação em terminal e explicou a importância das novas linhas e integrações.
Com a entrega do Pingo D’Água, a Prefeitura do Rio completou três estações transformadas em terminais, com Magarça inaugurado em 31 de março e Mato Alto em 19 de maio. O terminal Curral Falso será o próximo a ser concluído ainda este ano.
O novo Terminal BRT Pingo D’Água opera em conjunto com dois terminais alimentadores, integrando ônibus comuns e vans oriundos da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI. Melhorias nos sistemas viários e de drenagem foram realizadas, requalificando cinco ruas no entorno.
A secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, ressaltou a revitalização do entorno do terminal, transformando 80 mil m² de área urbana, melhorando a acessibilidade e o trânsito na região.
O terminal é atendido por cinco linhas alimentadoras de ônibus urbanos: 857/SN857 (Terminal Pingo D’Água – Terminal Campo Grande), 871 (Cesarão – Terminal Pingo D’Água), 897/SN897 (Paciência – Terminal Pingo D’Água), SV866 (Terminal Pingo D’Água – Terminal Campo Grande) e 885/SN885 (Santa Cruz – Terminal Mato Alto).
Além disso, um bicicletário com capacidade para 600 bicicletas foi construído, utilizando cobogós para maior ventilação e luminosidade, atendendo à demanda dos ciclistas na região de Guaratiba.