A partir de terça-feira (02), Detran.RJ passa a emitir Carteira de Identidade Nacional para todas as idades

A partir desta terça-feira (20), o Detran.RJ começará a emitir o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para cidadãos de todas as idades. Desde janeiro de 2023, o departamento vinha emitindo a CNI de maneira escalonada, de acordo com a faixa etária, mas essa restrição será eliminada. O novo documento, que utiliza o CPF como único número de identificação, foi projetado para dificultar fraudes.

De acordo com o órgão, para a primeira emissão da CIN não há necessidade de pagar taxas ou Duda. Desde 2023, já foram emitidas 659.283 carteiras no Estado do Rio.

É necessário agendar?

O público em geral deve fazer o agendamento prévio para ser atendido em um dos postos, com data e hora marcadas. De segunda a sexta-feira, o Detran.RJ abre novas vagas a partir das 8h. Quando todas as vagas são preenchidas, o agendamento é encerrado e reaberto no dia seguinte. O agendamento pode ser feito através do site ou pelos telefones (21) 3460-4040, (21) 3460-4041 e (21) 3460-4042.

Não precisam de agendamento: idosos (com 60 anos ou mais), lactantes (com prole até o segundo ano de vida completo), gestantes e pessoas com deficiência. A dispensa do agendamento não se aplica aos acompanhantes, exceto nos casos de lactantes com prole, segundo o Detran.RJ.

Documentos necessários para emissão da nova CNI

Para obter o novo documento, o interessado deve apresentar a certidão de nascimento e o número de inscrição no CPF. Quem não possuir CPF pode obter o documento através do site da Receita Federal ou em unidades conveniadas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil.

A partir de 2032, lembra o Detran.RJ, a CIN será obrigatória em todo o território nacional.

Características do documento

O documento contém um QR Code que permite verificar a autenticidade e analisar se ele foi furtado, clonado ou perdido. Também inclui um código internacional usado em passaportes, chamado MRZ, que facilita o uso da identidade como documento de viagem. O MRZ pode ser lido em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. A nova carteira inclui elementos gráficos para dificultar a falsificação.

Também disponível em formato digital

Desde agosto, a nova carteira está disponível no formato digital através do aplicativo Gov.br do governo federal. Após a emissão do documento impresso, ele pode ser baixado no aplicativo. O aplicativo está disponível nas lojas iOS e Android, onde é possível se cadastrar e acessar o documento pelo celular.

Doação de órgãos

O cidadão pode registrar na CNI o desejo de ser doador de órgãos. Para isso, é necessário informar ao Detran.RJ no momento da solicitação do documento. Essa informação será incluída no verso do documento e servirá para alertar a equipe médica sobre o desejo de doação. No Brasil, a doação de órgãos depende sempre da decisão da família. Por isso, é importante que a pessoa informe sua decisão aos familiares em vida.

Se o cidadão já indicou ser doador na identidade antiga, essa informação continua válida. Quem não tem essa indicação no documento antigo e deseja ser doador pode solicitar uma nova carteira.

Por Isabelli Aragão

Imagem: reprodução