Barra da Tijuca tem um mês de arraiá em shopping e homenagem a artista nordestino em museu

A temporada de festas juninas na Barra da Tijuca está repleta de atrações. O Downtown inicia na sexta-feira (28) quatro fins de semana de forró, quadrilha e comidas típicas, enquanto o Museu do Pontal, dedicado à arte popular brasileira, promove seu evento neste sábado e domingo (29 e 30), mergulhando os visitantes no universo folclórico do país.

O homenageado deste ano na festa do Museu do Pontal é o pernambucano J. Borges, mestre da xilogravura brasileira. O arraial marca a abertura da exposição “O sol do sertão”, a maior já realizada em torno da obra do artista, composta por mais de 200 peças produzidas nos últimos 60 anos. O público poderá apreciar xilogravuras, matrizes e cordéis, além de vídeos produzidos pelo museu especialmente para a mostra, que vai até 30 de março de 2025.

A festa estará interligada à exposição, com repentistas, oficinas de cordel, forró pé de serra e de xilogravura (comandada por Pablo Borges, filho do homenageado) e venda de obras de J. Borges e de artistas de sua família. O forró está garantido com shows de Juliana Linhares, Trio Forrozão e Tocaia, além da Quadrilha Forrozão Junino, formada por jovens de comunidades da Baixada Fluminense. Outro destaque é o Auto do Boi, uma apresentação com teatro, música e dança no domingo, às 11h. O cortejo da fogueira e a quadrilha com o público, atrações já esperadas, estão garantidos. Para as crianças, haverá teatro de mamulengo e o projeto Cinema de Fachada, com exibição de sete curtas com temática nordestina.

“Este é o evento mais esperado pelos frequentadores do museu. Ano passado tivemos seis mil pessoas nos dois dias!”, conta Lucas Van de Beuque, diretor-executivo do Museu do Pontal e responsável pela curadoria da mostra “O sol do sertão” ao lado de Angela Mascelani, também diretora da instituição.

Brincadeiras tradicionais de festas juninas e barracas de artesanato também compõem o evento. No quesito gastronomia, além de comidas típicas em 25 barraquinhas, haverá a presença do restaurante Matuto Nordestino e da fábrica de bolo de rolo Norte Bolo, com sede em Bezerros, cidade natal de J. Borges.

A entrada é franca, e vans sairão do metrô Jardim Oceânico (Acesso A — Lagoa) e do estacionamento do Terminal Alvorada para levar o público ao museu gratuitamente.

12 dias de festa no Downtown

Também tradicional e esperado pelos amantes de festas juninas, o Arraiá do Downtown se estenderá por quatro fins de semana. Ao longo dos 12 dias de festa, haverá apresentações de quadrilhas e música ao vivo com artistas como Moyseis Marques, Raiz do Sana, Mala e Cuia e Maurício Paraxaxar & Banda. O evento, que é pet friendly, começa ao meio-dia e vai até a meia-noite, às sextas e aos sábados, e até as 22h, aos domingos.

“Nós nos preparamos o ano todo para eventos que já fazem parte do calendário de festas da Barra e do Rio. No caso do Arraiá do Downtown, além de barracas de comidas típicas, combinadas com opções gourmet, trazemos artistas consagrados do forró. Fazemos questão de promover uma grande festa junina, com entrada franca.”, diz Paulo Oscar Santos, síndico do Downtown.

A conceituada quadrilha Nazaré Show se apresenta todos os sábados e domingos, às 15h. Já o forró começa às 16h, com Luciana Rosa e a Confra. O ponto alto são os dois shows programados para cada noite, começando às 18h, sexta e sábado, e às 17h, domingo. A programação completa pode ser consultada no site do Downtown.

Outros arraiais na área da Barra da Tijuca

Recreio Shopping: A festa, que vai de sexta (28) a domingo, reunirá todos os ingredientes tradicionais, a partir das 16h, no seu estacionamento frontal, numa área coberta com 300m². São mais de 30 barraquinhas com comidas típicas, incluindo pamonha, salsichão, carne de sol e aipim frito, além de bebidas que vão de quentão a drinques. A tradicional quadrilha Sonho, Amor e Fantasia, de São João da Barra, será atração no domingo, às 19h.

Park Jacarepaguá: Em parceria com o Sesc RJ, de 5 a 7 de julho, o shopping oferece delícias típicas, brincadeiras e shows ao vivo no estacionamento (próximo ao acesso D), onde estará montando um espaço temático com casas coloridas, igrejinha e fogueira cenográfica. Na sexta, a farra começará às 16h, e no fim de semana, às 14h. O DJ MMarques abre a festa todos os dias. Sexta terá ainda a banda Flor de Manacá e Iris Pontal. Sábado, a animação ficará por conta de Quadrilha Geração Realce, Cordel Negro e da “rainha do forró”, Anastácia, às 20h30. Domingo, a Quadrilha do Sampaio se apresentará, seguida de Melk Santana e banda Bicho de Pé. Para as crianças, sábado e domingo haverá o Arraiá Infantil do Lekolé, das 14h às 16h.

Américas Shopping: Serão dois fins de semana de festa no terraço, piso G3, de 5 a 7 e de 12 a 14 de julho. Sexta, das 17h às 22h; e sábado e domingo, das 14h às 22h. Avenida das Américas, 15.500, Recreio. A banda Forró e Piseiro vai tocar nos dias 5 e 12. Haverá ainda apresentações das quadrilhas Geração Realce (dia 6), Pega Fogo (dia 7), Paz e Amor (13) e É o Fervo (14). Para as crianças, estarão disponíveis brincadeiras como touro mecânico, pescaria, jogo das argolas, arco e flecha, infláveis, escalada e pula pula.

Arraiá do Cefac e Parceiros: No dia 14 de julho, domingo, das 10h às 17h, a Obra Social Dona Meca (Rua Gazeta da Noite 302), na Taquara, realiza o arraial beneficente com forró, comidas típicas e bazar beneficente.

 

Foto: Divulgação/Nazaré Show