Em final brasileira, Ítalo Ferreira vence Yago Dora e é campeão da WSL

São sete anos que a etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe em Saquarema tem sido dominada por surfistas brasileiros. Nesta sexta-feira (28), em uma final exclusivamente brasileira, Italo Ferreira superou Yago Dora, anterior campeão da etapa, para conquistar seu primeiro título em Saquarema, subindo para a quarta posição no ranking mundial. Enquanto isso, no feminino, Caitlin Simmers, líder mundial, venceu o último evento antes das Olimpíadas em Teahupoo, marcadas para julho.

Na final masculina, Italo e Yago apresentaram as quatro maiores notas do campeonato, com Italo alcançando duas notas 9 cruciais. Apesar de ambos terem iniciado o ano com resultados modestos, ambos se recuperaram nas últimas três etapas. Italo, com vitórias em Teahupoo e Saquarema, reforçou sua posição no topo do ranking, enquanto Yago, com o vice-campeonato em Saquarema e segundo lugar em El Salvador, subiu para a sexta posição.

A prova:

Italo Ferreira iniciou com intensidade na bateria, garantindo logo a primeira onda forte (7.00) e estabelecendo uma vantagem sobre seu adversário. Enquanto isso, Yago Dora adotou uma abordagem mais cautelosa na seleção de suas ondas, obtendo duas notas medianas (5.67 e 4.93) e assumindo a liderança a 10 minutos do final. No entanto, Italo não desistiu. O campeão olímpico surfou uma onda avaliada em 6.67, retomou a liderança de Yago e conquistou o título da etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe.

Por Carlos Palermo

Foto: WSL