Nos EUA, pesquisa mostra eleitorado dividido entre abordagens de Biden e Trump

Os estadunidenses seguem incertos sobre as eleições presidenciais marcadas para o dia 5 de novembro de 2024. A última pesquisa da Reuters/Ipsos aponta para um cenário em que o eleitorado estaria dividido entre as abordagens do presidente Joe Biden e do ex-presidente Donald Trump sobre os principais problemas do país, como economia, democracia e imigração.

Dos 1.019 entrevistados, 43% preferem por Trump em relação à economia – considerada a principal preocupação dos eleitores –, ante 37% de Biden. O democrata, por sua vez, obteve vantagem na resposta ao extremismo político e às ameaças à democracia – segunda maior preocupação –, ganhando de Trump por 39% a 33%.

Outra pauta em destaque na campanha eleitoral é a imigração. Ao todo, 44% entrevistados optarem pelas abordagens de Trump ao assunto, que incluem a “maior deportação da história norte-americana”, enquanto 31% disseram preferir as de Biden. Na área de saúde, o atual presidente recebeu 40% da preferência, ante 29% de Trump.

O resultado da pesquisa aponta que Biden e Trump continuam em uma disputa acirrada no pleito. Para aquecer a campanha, os políticos concordaram em participar de debates eleitorais antecipados. O primeiro ocorrerá já na quinta-feira (27), em Atlanta, no estado da Georgia, às 22h no horário local (21h no horário de Brasília).

Com duração de 90 minutos, o debate abordará temas que abrangem questões domésticas e política externa, como o posicionamento de Washington sobre a guerra na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Além disso, há a expectativa de que temas como a recente condenação de Trump e a idade avançada de Biden, hoje com 81 anos, também devem ser temas abordados no encontro.

 

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz