Bia Haddad e Luisa Stefani garantem vaga olímpica em Paris nas duplas femininas

A dupla brasileira formada por Beatriz Haddad Maia e Luisa Stefani assegurou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, competindo juntas nas duplas femininas. Esta conquista ocorreu nesta quarta-feira, complementando a presença de ambos nas chaves individuais dos Jogos.

A parceria foi anunciada em abril durante a Billie Jean King Cup, em São Paulo. Atualmente, Luisa Stefani ocupa a 13ª posição no ranking mundial de duplas da WTA, enquanto Bia Haddad está na 45ª colocação.

O Brasil já conta com cinco representantes confirmados para as Olimpíadas deste ano: Laura Pigossi, Thiago Monteiro, Thiago Wild, além de Bia e Luisa. A Federação Internacional de Tênis (ITF) fará a divulgação final das vagas até o dia 4 de julho.

O país possui uma única medalha olímpica no tênis, conquistada em Tóquio 2020 na mesma categoria de duplas femininas, quando Luisa Stefani e Laura Pigossi garantiram o bronze ao vencerem as russas Elena Vesnina e Veronika Kudermetova de virada.

Apenas 32 duplas de cada gênero se qualificam para os Jogos Olímpicos. Os 10 melhores jogadores de cada ranking de duplas (ATP e WTA) têm vaga automática, desde que possuam um parceiro do mesmo país no top 300. As demais vagas são distribuídas com base nas colocações combinadas dos dois jogadores, priorizando equipes com atletas já qualificados para o evento de simples.

Os Jogos Olímpicos de Paris incluirão as competições de tênis entre os dias 27 de julho e 4 de agosto.