Projeto ‘Vida Livre Baleias’ registra pela primeira vez o som de baleias-jubarte no Rio; fotógrafo viraliza com clique do mamífero

A equipe do projeto Vida Livre Baleias conseguiu registrar pela primeira vez o som de baleias-jubarte em águas cariocas. Na espécie jubarte, só os machos cantam. Segundo os biólogos os sons registrados – hora graves, hora agudos – são típicos da reprodução desses mamíferos.

Normalmente, nessa época do ano, as jubarte saem da Antártica para acasalar no Sul da Bahia. “O som é o registro de um comportamento que pode indicar o retorno do estado como possível área de reprodução e cria”, diz Roched Seba, presidente do instituto.

“O que a gente agora vai fazer é ampliar esse tipo de pesquisa, junto com a UFRJ, que tem uma pesquisa grande de acústica e entender se esse comportamento tem sido recorrente e o Rio de Janeiro voltar a ter uma rota de provcriação e cria desses animais“, acrescenta.

Humberto Baddini, fotógrafo de 32 anos, comentou que foi “A foto da vida”, ao falar sobre o clique com a sincronia perfeita entre uma baleia-jubarte e o Pão de Açúcar. A foto, publicada no Instagram foi feita na tarde de segunda-feira (24) durante um passeio de observação dos gigantes mamíferos que estão de passagem pela costa do Rio de Janeiro em seu caminho para Abrolhos, na Bahia.

Foto: Humberto Badine

Por Carlos Palermo

Foto: reprodução