Dias antes da temporada de alpinismo, quatro pessoas morrem ao tentar escalar Monte Fuji, no Japão
Nesta quarta-feira (26), poucos dias antes do início da temporada de alpinismo, quatro pessoas morreram enquanto tentavam escalar o Monte Fuji, informou a mídia japonesa. Com frequência, as autoridades alertam os alpinistas para tomarem cuidado ao subir a montanha mais alta do Japão, onde as trilhas para caminhadas serão abertas oficialmente apenas na próxima segunda-feira (01).
Os corpos de três pessoas foram encontrados perto da cratera do vulcão, enquanto os serviços de resgate procuravam um residente desaparecido de Tóquio. Segundo a emissora nacional NHK, ao escalar a montanha, ele enviou para a família fotos tiradas do topo no domingo. A identidade das três vítimas ainda não foi confirmada, acrescentou a mesma fonte.
Além disso, outro alpinista chamou a polícia nesta quarta-feira (26), em uma trilha perto do cume para indicar que uma pessoa que o acompanhava havia perdido a consciência. O indivíduo foi levado ao hospital, onde a morte foi confirmada, declarou a NHK. Até o momento, a polícia local não confirmou esta informação à AFP.
O Monte Fuji permanece coberto de neve durante a maior parte do ano, e entre os meses de julho e setembro, quando acontece a temporada de alpinismo, mais de 220 mil pessoas passam pelo local para se aventurar no esporte. Para evitar a superlotação, o número de caminhantes será restrito a 4.000, além de um valor de 2.000 ienes (R$70 na cotação atual) ser cobrado aos que optarem pela Trilha Yoshida, rota mais popular para subir a montanha.
Por Isabelli Aragão
Imagem: reprodução