Corte Arbitral do Esporte concede liminar e Thiago Braz está liberado para tentar vaga olímpica no Troféu Brasil

Thiago Braz, atleta do salto com vara, está liberado para disputar o Troféu Brasil de Atletismo, que ocorre entre 27 e 30 de junho, e tentar o índice olímpico para Paris. Vencedor de ouro na Rio 2016 e bronze em Tóquio 2020, Thiago foi suspenso provisoriamente em 28 de julho de 2023 após ser flagrado no antidoping com ostarina, uma substância usada para aumentar a massa muscular. Em maio deste ano, a World Athletics confirmou uma suspensão de 16 meses, o que o impediria de competir até novembro. No entanto, o advogado do atleta, Marcelo Franklin, recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS), que concedeu uma liminar nesta quarta-feira (26) permitindo seu retorno às competições.

O julgamento no CAS contou com um painel de três árbitros, que unanimemente decidiram pela liberação de Thiago. O atleta comemorou a decisão nas redes sociais, compartilhando uma publicação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) sobre o Troféu Brasil.

A suspensão de 16 meses, anunciada pela Unidade de Integridade do Atletismo (Athletics Integrity Unit), acusava Thiago de “imprudência” e “intenção indireta”, afirmando que ele desconsiderou os riscos do uso de suplementos feitos em farmácias de manipulação. A entidade chegou a pedir uma pena de quatro anos, mas a World Athletics concluiu que não houve “falha ou negligência significativa”, já que Thiago teria sido orientado pela equipe médica no consumo do suplemento.

Marcelo Franklin, advogado de Thiago, argumentou que o atleta foi vítima de contaminação de suplementos, uma violação não intencional e sem culpa significativa.

Aos 30 anos, Thiago Braz é um dos principais atletas de salto com vara do mundo. Além das duas medalhas olímpicas, ele conquistou uma prata no Mundial de Atletismo Indoor de Belgrado 2022. Agora, ele tentará garantir sua vaga para os Jogos de Paris, que começam em 30 dias. Para se qualificar, Thiago precisará saltar acima de 5,82m no Troféu Brasil.

 

Foto: COB