Cartão Rosa é utilizado pela primeira vez em Brasil x Costa Rica na Copa América

Brasil e Costa Rica empataram em 0 a 0, nesta segunda-feira (24), pela Copa América 2024. O confronto contou com um fato inédito: o uso do cartão rosa foi utilizado pela primeira vez no campeonato. Segundo o jornal La Nación, da Costa Rica, o técnico Gustavo Alfaro pediu para usar o cartão rosa em uma de suas substituições no duelo em Los Angeles. Com suspeita de concussão, Jefferson Brenes deixou o campo aos 19 minutos da segunda etapa.

Cartão rosa

A Conmebol anunciou uma mudança no regulamento da Copa América no final de maio, focada no protocolo para suspeita de traumatismo cranioencefálico ou concussão cerebral de jogadores durante as partidas. Segundo a nova regra, pode ser feita uma substituição adicional por equipe por jogo em casos de concussão, não contabilizando nas substituições normais permitidas durante a partida, que são até cinco por equipe.

Quando há suspeita de concussão, o técnico precisa informar um dos árbitros, e a substituição é realizada sem sinalização visual como nos cartões amarelo e vermelho. Em vez disso, é preenchido um formulário separado dos procedimentos normais de substituição.

Por Carlos Palermo

Foto: CBF