Rebeca Andrade, Jade Barbosa e Arthur Nory garantem vaga para Paris após competições no Troféu Brasil
Neste domingo (23), Rebeca Andrade conquistou dois ouros no Troféu Brasil de ginástica artística pelas barras assimétricas com 14,633 pontos e na trave com 13,633 pontos, mesmo sofrendo uma queda. Flávia Saraiva também, que é duas vezes finalista olímpica da trave, sofreu uma queda e acabou fora do pódio, com 12,667.
Ao som de “Baby One More Time”, Jade Barbosa leva ouro no solo com 13,333 pontos. Ela disputava pelo ouro com Júlia Soares, que sofreu uma queda na primeira acrobacia e acabou fora do pódio (12,500). Rebeca Andrade e Flávia Saraiva, foram poupadas do solo de olho nas Olimpíadas de Paris.
“Nessa última competição a gente aproveitou para competir nos aparelhos que serão os das Olimpíadas e fazer alguns testes em algumas séries para já chegar na aclimatação sabendo o que podemos fazer, as perspectivas matemáticas mesmo. A trave é um aparelho que precisa de muita repetição para ter confiança e consistência. A preparação começou há um tempo que não foi suficiente ainda para as repetições necessárias. Os erros aconteceram porque faltam repetições ainda” , disse Francisco Porath, técnico-chefe da seleção brasileira feminina de ginástica artística.
Campeão mundial da barra fixa em 2019, Arthur Nory fazia uma boa série, mas acabou sofrendo uma queda em uma de suas largadas e retomadas. O ginasta do Pinheiros cravou a saída do aparelho, mas ficou fora do pódio com 13,000 pontos. Diogo Speranza, também do Pinheiros, ficou com o ouro com 13,500.
Após as competições do Troféu Brasil, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou a lista de convocados da ginástica artística do Brasil para as Olimpíadas de Paris. A equipe feminina manteve a formação vice-campeã mundial do ano passado: Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e a estreante em Olimpíadas, Júlia Soares. Já a equipe masculina ficou com Arthur Nory e Diogo Soares
Carolyne Pedro e Andreza Lima vão para Paris como reservas e Caio Souza como reserva de Arthur Nory. Yuri Guimarães é o segundo reserva, mas não está na delegação que vai à França.
A seleção de ginástica artística vai ser a primeira delegação brasileira a embarcar para a França, no dia 6 de julho. A aclimatação vai ser feita em Troyes, cidade a 160km de Paris.
No dia 18 de julho, o grupo segue para a Vila Olímpica. A classificatória masculina da ginástica artística das Olimpíadas está programada para o dia 27 de julho, e a feminina vai ser no dia seguinte.
Por: Carolina Cordeiro
Imagem: Divulgação CBG